Quinta-feira, 20 de Novembro de 2008
Esta é uma montagem de fotos do lavabo do apto da minha tia.

Ela me pediu que lhe bordasse um pequeno arraiolos no tamanho 90 x 60 cm para substituir um tapete que lá está.
Baseada nos gráficos de algumas revistas portuguesas fiz várias reduções e trocas de cores e acabei por sugerir a ela estes 4 desenhos:
Minha tia ainda não conseguiu escolher. Não sei se ela não gostou de nenhum, ou se de todos. Até o momento não sei qual é o seu predileto. Já tenho a juta comprada, estou louca para começar a bordar, afinal o frio já chegou. Ajude-nos a escolher qual combina melhor com o estilo do seu lavabo, qual devo bordar para ela. Se quiser pode deixar um comentário para complementar sua opinião. Obrigada!
|
De maria cural a 2 de Janeiro de 2009 às 23:37
minha srª passei pelo seu blog e fiquei chocada!!
como pode dizer que faz tapetes de arraiolos se utiliza tela marcada ´! só são tapetes de Arraiolos porque utiliza um ponto tipo Arraiolos ?!!
quanto a votação digo-lhe só ,que uma das características do tapete Santo António são os coelhos , o que o seu não tem ! quando for ao tapete está na Rua Observe bem ! faça uma consulta ao livro "história e técnica dos tapetes de Arraiolos " de F. Baptista de Oliveira e depois tente fazer um tapete . o que faz é um "subtapete "de muito má qualidade. Respeite as Artesãs que para além de fazerem do tapete um modo de vida fazem dele um acto de Amor
De Regina Santos Moura a 23 de Janeiro de 2009 às 10:32
Eu uso tela marcada até hoje. Já bordei mais de 20, tanto das revistas como desenhados por mim. Assim, quem ganha um tapete bordado por mim, tem a certeza de que não veio da China nem foi comprado numa grande superfície. Esses sim são "sub-tapetes". Além do mais, só há da tela marcada na retrosaria do lugar onde vivo que é muito pequenino. Não sei porque tanto preconceito se é até melhor (e mais cara) que a normal.
De Anónimo a 13 de Abril de 2009 às 16:33
Não se usa tela marcada. Isso é coisa de lavores e hobbies! Os verdadeiros tapetes fazem-se olhando o desenho, contando os fios da tela, armando o desenho, matizando e enchendo. Essas as fases de trabalho. Seja humilde e aprenda. Os seus tapetes serâo sempre falsos se usar desenhos maus e que deturpam os tradicionais. Se usar a técnica, sim, o seu tapete será um arraiolos, fora isso, é coisa de amador.
De Alexandra a 1 de Junho de 2009 às 19:03
Olá Sylvinha
Primeiramente gostaria de dizer que o video da Serranofil foi de grande valia. Já estou quase terminando o meu tapete e me preparando para a compra do proximo.
Quanto a "ser mais artesã ou menos", creio que a Sra. Maria Cural deveria tambem tosar as ovelhas para fiar sua propria lã e tecer a juta tambem.
A arte como um todo está para ter o seu significado na vida de cada pessoa.
Saudações palmeirenses!
Comentar post