Terça-feira, 8 de Maio de 2007

O Tapete está na Rua´07 a decorrer 01-06-2007 a 10-06-2007
O Tapete de Arraiolos, cuja história é parte integrante da ligação entre Arraiolos e o resto do mundo, é um património inestimável que é preciso divulgar, defender e preservar.
Como nos diz Armando Alves (autor do Monumento de Homenagem à Tapeteira) os tapetes estão intimamente ligados ao modo de vida e à sociabilidade de Arraiolos proporcionando momentos únicos de familiaridade: é ver os grupos de mulheres sentadas à sombra das casas e dos muros, nos dias longos e luminosos, bordando pacientemente os tapetes que depois se instalam no interior das habitações. As tapeteiras são, ainda hoje, o alicerce de um circuito cultural que liga a casa à rua, Arraiolos e o resto do mundo.
Tendo em vista a Preservação e a Valorização deste marco cultural, desenvolve-se anualmente, uma iniciativa denominada O "Tapete está na Rua".
Arraiolos quer a sua visita e recebe-vos com a hospitabilidade das nossas gentes, presentes nas mostras, exposições e espectáculos que lhe oferece, mas também num ambiente de valorização do património edificado e monumental, de preservação da natureza, de defesa e divulgação do "Tapete de Arraiolos", da nossa gastronomia e dos produtos locais de qualidade.
Mais informações: - Camara Municipal de Arraiolos - Como chegar a Arraiolos |
De Miriam a 26 de Junho de 2008 às 01:34
Sou brasileira e moro nos Estados Unidos. Aqui, aprendi a fazer "quilts", aquelas colchas acolchoadas muito lindas. Quando ainda no Brasil, eu aprendi a fazer tapetes assim com a lã mas de outro tipo, aparentemente bastante mais simples, chamados "Casa Caiada".
Não sei como encontrei seu blog mas estou absolutamente apaixonada com as preciosidades que você faz!!! Seus tapetes são lindíssimos. E seu blog ensina tanto - obrigada. Vou voltar sempre.
PS - Também tenho duas gatinhas: a Pickles Elaine e a Candy Sue.
Abraço com ternura.
Miriam
De ana a 12 de Novembro de 2008 às 12:48
Olá.
Gostaria saber como se faz esse ponto que você fala.
Abraço.
Ana
De Miriam a 24 de Novembro de 2008 às 16:34
Ana, a melhor maneira que encontrei para lhe mostrar como se faz o ponto foi através do sequinte site:
http://www.ateliervera.com.br/index.php
Entrando nele, à esquerda há um "menu" onde você encontrará o título "Pontos de Tapeçaria". Clique neste e olhe que o ponto Casa Caiada estará listado alí.
Há um gráfico fácil que você poderá entender com muitíssima facilidade, sendo a "arteira" que você é!
Se você tiver qualquer dificuldade em chegar ao site, por favor, avise-me por email que tiro cópia do gráfico e lhe envio, também por email. Que tal?
Um grande abraço,
Miriam Lange
Arkansas, USA
De Miriam a 1 de Dezembro de 2008 às 21:44
Não fiquei sabendo se você recebeu minha resposta à sua pergunta. Caso negativo, por favor, envie-me um email e eu lhe responderei através dele, sim?
Um abraço,
Miriam Lange
Arkansas, EUA
Comentar post