Recentes

Qual destes tapetes vc es...

Mostra de tapetes de 01/0...

Chiquinha e o tapete dour...

Fotos da Mostra!

Mostra de Tapetes

Ponto de Arraiolos

Briga boa

Ponto de Arraiolos

Stand by

"Bordo arraiôlo" - Aaaaai...

Arquivos

Novembro 2008

Maio 2007

Setembro 2006

Junho 2006

Maio 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

blogs SAPO

subscrever feeds

Terça-feira, 8 de Maio de 2007

Mostra de tapetes de 01/06/07 a 10/06/07



O Tapete está na Rua´07 a decorrer 01-06-2007 a 10-06-2007

O Tapete de Arraiolos, cuja história é parte integrante da ligação entre Arraiolos e o resto do mundo, é um património inestimável que é preciso divulgar, defender e preservar.

Como nos diz Armando Alves (autor do Monumento de Homenagem à Tapeteira) os tapetes estão intimamente ligados ao modo de vida e à sociabilidade de Arraiolos proporcionando momentos únicos de familiaridade: é ver os grupos de mulheres sentadas à sombra das casas e dos muros, nos dias longos e luminosos, bordando pacientemente os tapetes que depois se instalam no interior das habitações. As tapeteiras são, ainda hoje, o alicerce de um circuito cultural que liga a casa à rua, Arraiolos e o resto do mundo.

Tendo em vista a Preservação e a Valorização deste marco cultural, desenvolve-se anualmente, uma iniciativa denominada O "Tapete está na Rua".

Arraiolos quer a sua visita e recebe-vos com a hospitabilidade das nossas gentes, presentes nas mostras, exposições e espectáculos que lhe oferece, mas também num ambiente de valorização do património edificado e monumental, de preservação da natureza, de defesa e divulgação do "Tapete de Arraiolos", da nossa gastronomia e dos produtos locais de qualidade.

Mais informações:
- Camara Municipal de Arraiolos
- Como chegar a Arraiolos

publicado por Sylvinha às 07:50

link do post | comentar | favorito

12 comentários:
De lucia a 1 de Julho de 2007 às 03:34
boa noite
gostaria de saber se pode me ajudar
estou fazendo um tapete arraiolos, mas ainda tenho duvidas sobre o canto
qual é o verdadeiro o quadradinho ou o pe de galinha?
o quadradinho eu sei fazer, mas o pe de galinha.......
será que podia me ensinar o pe de galinha
obrigada


De Anónimo a 30 de Março de 2011 às 03:32
Boa noite.
Passeando pela net descobri seu blog. Adorei !!! Sou apaixonada por arraiolo.Célia


De Miriam a 12 de Maio de 2008 às 12:49
Bom dia. Acabei de descobrir o seu blog e ADOREI!!!
Parabéns, você faz tapetes lindos. Também adoro fazer arraiolos, só é pena é por vezes o tempo não dar para mais ;-)
Beijinhos
Miriam


De Miriam a 26 de Junho de 2008 às 01:34
Sou brasileira e moro nos Estados Unidos. Aqui, aprendi a fazer "quilts", aquelas colchas acolchoadas muito lindas. Quando ainda no Brasil, eu aprendi a fazer tapetes assim com a lã mas de outro tipo, aparentemente bastante mais simples, chamados "Casa Caiada".

Não sei como encontrei seu blog mas estou absolutamente apaixonada com as preciosidades que você faz!!! Seus tapetes são lindíssimos. E seu blog ensina tanto - obrigada. Vou voltar sempre.

PS - Também tenho duas gatinhas: a Pickles Elaine e a Candy Sue.

Abraço com ternura.
Miriam


De ana a 12 de Novembro de 2008 às 12:48
Olá.
Gostaria saber como se faz esse ponto que você fala.
Abraço.
Ana


De Miriam a 24 de Novembro de 2008 às 16:34
Ana, a melhor maneira que encontrei para lhe mostrar como se faz o ponto foi através do sequinte site:
http://www.ateliervera.com.br/index.php

Entrando nele, à esquerda há um "menu" onde você encontrará o título "Pontos de Tapeçaria". Clique neste e olhe que o ponto Casa Caiada estará listado alí.

Há um gráfico fácil que você poderá entender com muitíssima facilidade, sendo a "arteira" que você é!

Se você tiver qualquer dificuldade em chegar ao site, por favor, avise-me por email que tiro cópia do gráfico e lhe envio, também por email. Que tal?

Um grande abraço,
Miriam Lange
Arkansas, USA


De Miriam a 1 de Dezembro de 2008 às 21:44
Não fiquei sabendo se você recebeu minha resposta à sua pergunta. Caso negativo, por favor, envie-me um email e eu lhe responderei através dele, sim?
Um abraço,
Miriam Lange
Arkansas, EUA


De Linda Santana a 7 de Julho de 2008 às 18:59
Oi Sylvinha!!
Há quanto tempo!
Desde que vc me mandou a página que ensina os arraiolos, tenho feito alguns trabalhinhos, devagar, pois só tenho tempo à noite.
Gostaria de convidá-la a integrar um grupo de arraiolos que estou iniciando, para que vc passe sua experiência para pessoas apaixonadas por arraiolos (http://br.groups.yahoo.com/group/arraiolos_pontocruz/)
Além disso gostaria que desse uma olhadinha no meu multiply e "palpitasse".
Obrigada
Bjs
Linda


De carmen a 10 de Julho de 2008 às 03:42
Faço tapeçaria de Arraiolos a aproximadamente 20 anos. Sou aficionada por estes tapetes, já experimentei várias outras técnicas mas sob meu ponto de vista a mais rica de todas é a de Arraiolos.
Gostei muito deste espaço, o achei bastante didático.
Gostaria muito de trocar idéias com as demais tapeceiras.
Um grande abraço,
Carmen


De Sylvinha a 9 de Dezembro de 2008 às 12:11
Carmen, e todas as tapeceiras,
há algum tempo atrás abri no Orkut uma comunidade chamada "Adoro bordar Arraiolos!!!". Já somos mais de 400 membros. O endereço é http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?cmm=2331643
Esperamos por vcs


De Ana a 2 de Dezembro de 2008 às 11:03
Olá!

Estou habituada a fazer tapetes em tela larga. Já fiz vários, mas agora vou dar início a 1 kit que mandei vir da Serranofil e gostava que fosse feito a preceito. É possível fazer ponto de canto neste tipo de tela?
Obrigada!


De velas masaje a 9 de Abril de 2021 às 18:55
Sou apaixonada


Comentar post