Recentes

Qual destes tapetes vc es...

Mostra de tapetes de 01/0...

Chiquinha e o tapete dour...

Fotos da Mostra!

Mostra de Tapetes

Ponto de Arraiolos

Briga boa

Ponto de Arraiolos

Stand by

"Bordo arraiôlo" - Aaaaai...

Arquivos

Novembro 2008

Maio 2007

Setembro 2006

Junho 2006

Maio 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

blogs SAPO

subscrever feeds

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2006

Ponto de Arraiolos


Esta página eu salvei de um portal que agora é de acesso restrito aos seus membros. Coisas de Portugal. Fico imaginando como deve ser lucrativo ter um site comercial ali, hehe... Estava perdida num entre tantos CDs de back-up. Havia meses que eu procurava, até que finalmente a reencontrei. Eis.

 
Estão abaixo representados os processos básicos para a elaboração do Tapete de Arraiolos.

Indicações úteis

  • Ao iniciar o ponto este deve ser feito com um fio partido e nunca cortado, como se verifica nas figuras
  • Ao encher os fundos a ordem do ponto deve ser alternada. Duas filas adjacentes devem ser bordadas em sentidos opostos.
  
Início - normal direito
 
  
Passagem obliqua para cima
 
  
Passagem obliqua para baixo
 
  
Passagem perpendicular para cima
 
  
Passagem perpendicular para baixo
 
  
Cantos
 
  
Canto acabado

 
 Avesso do canto

 
 Remate

 


Espero que seja bastante útil!!
IMPORTANTE: Quem não conseguir ver as imagens, clique aqui e faça o download de um arquivo do word compactado (.rar) com este artigo.


publicado por Sylvinha às 23:59

link do post | favorito

26 comentários:
De Elaine a 26 de Março de 2006 às 04:50
Olá queria Sylvinha.. Tudo bem? Primeira vez que entro no seu blog e cheguei aqui através do Blogstars. Gostei muito de saber (tentar entender) como se faz o tapete nessa forma de bosrado. Acho trabalhos manuais uma coisa magnífica. Não tenho muito jeito pra coisa. Fazia ponto Cruz e Crochet, mas quase nunca termino o que começo.. Comecei um colcha de crochet amarela e fiquei só nas rosas que enfeitariam a superfície da colcha, mas ela em si eu nunca fiz rsrs.. parabéns pela paciência e talento para esses lindos trabalhos.. Abraços, Elaine


De Elvira a 19 de Abril de 2006 às 12:01
Bom dia,

É bom "encontar" gente que gosta tanto das nossas coisas.
Obrigada pelo seu blog, c/ a sua ajuda voltei à Serranofil (ao fim de 8 anos) e já estou a fazer um painel de parede. Se eu aprender a trabalhar melhor c/ esta ferramenta ainda o vou colocar aqui.
Bj e obrigada.
Elvira


De PISCONIGHT a 16 de Maio de 2006 às 21:18
Eu fiz um tapete em arraiolos no liceu e ainda me lembro bem de como se faz. Foi bom recordar...
;)


De Ana Maria Armelin a 15 de Agosto de 2006 às 18:19
Prezada Sylvinha, como faço, aqui no Brasil, para aprender corretamente como bordar arraiolos? Meu contato é a_ghirotto@hotmail.com


De Sylvinha a 16 de Agosto de 2006 às 09:42
Oi, Ana Maria
tudo bom?
a melhor sugestão é vc procurar um bazar que costume dar cursos. Isso é relativamente fácil se vc estiver em alguma capital.
Em Itatiba, interior de São Paulo, há várias oficinas de bordado de tapetes arraiolos. Dá uma olhadinha: http://www.feriadao.com/especial.php3?cod=80
Se vc puder encomende o video o dvd da Serranofil (www.serranofil.pt) que ensina o bordado passo a passo. Custa só 14 euros. Eu aprendi vendo o vídeo e tirando as dúvidazinhas com quem já borda há mais tempo. :-)
E se falarem "arraiôlo" no seu ouvido, já sabe!, ensine que é mesmo "arraiólos" o jeito correto de dizer o nome desta arte ;-)
Boa sorte,
Sylvinha
Quarteira - Portugal


De DB - Portugal a 15 de Fevereiro de 2007 às 13:43
Boa tarde,
Encontrei este blog, por acaso; não sou muito de fazer comentários, mas como também faço os meus tapetes de arraiolos, só queria fazer um pequeno reparo nos esquemas que são apresentados aqui ao lado, a maneira de fazer está correcta, apenas o começo é que deve ser feito pelo campo do tapete e não pela barra, em ambas as fazes.
De resto... continuem o bom trabalho.


De Linda Beatriz a 21 de Abril de 2007 às 14:48
Olá, Sylvinha!

Gostei muito de sua página. Sou do Brasil e estou interessada em aprender arraiolos de Portugal, porém não consegui carregar as figuras desta página. Peço que se possível, mande-me por e-mail: persefone5.0@bol.com.br

Beijos,
Grata

Linda


De Sylvinha a 7 de Maio de 2007 às 08:51
Já mandei :-)


De Anónimo a 14 de Junho de 2007 às 21:49
Quero apenas dizer que no tapete de Arraiolos faz-se sempre primeiro o campo e só depois a barra. Já que ao fazer-se a barra primeiro iria dificultar em muito bordar posteriormente o campo do tapete.


De Sylvinha a 15 de Junho de 2007 às 06:31
Aprendi a bordar arraiolos com o video da Serranofil que diz claramente o contrário: primeiro a barra, depois o campo.
Nos cursinhos das aldeias portuguesas tb ensinam assim. Primeiro a barra, depois o campo.
Pessoalmente, na minha 'larga' experiência de apenas 2 tapetes bordados, não tive qualquer dificuldade em bordar na ordem que aprendi. Inclusive os fundos. :-)
Abraços


De Rosimeire a 19 de Junho de 2007 às 16:53
Oi sylvinha... quero aprender a fazer pontos arraiólos, no entanto nõ está carregando as fotos deste site!
gostaria se possivel fosse que me envia-se as mesma por e-mail Rafamirques@yahoo.com.br

desde já agradeço!


De Sylvinha a 4 de Julho de 2007 às 07:50


De Anónimo a 10 de Julho de 2007 às 19:00
olá Sylvinha, estou tentando bordar, mas estou com uma dúvida: para bordar o fundo ,a segunda carreira, de volta, faço o ponto da direita para a esquerda?
carinebasso@gmail.com


De Sylvinha a 11 de Julho de 2007 às 07:02
Exatamente. A segunda carreira vai com o "ponto normal" da direita para a esquerda.
Eu tenho um truque para que todo o fundo do campo e da barra do tapete fique bem certinho. Uso uma caneta para marcar tecido ou alguma caneta de tinta permanente e pinto na juta uma linha. Na foto deste artigo, http://subblogdotapete.blogs.sapo.pt/4394.html , "Por causa do Miguel", dá para ver bem o truque em vermelho. Boa sorte!


De Sylvinha a 11 de Julho de 2007 às 07:04
Ou seja, marco com a caneta só a carreira da volta. :-)
beijocas!


De Sylvinha a 11 de Julho de 2007 às 07:06
Na foto deste artigo tb se vÊ bem a marcação da linha da volta: http://subblogdotapete.blogs.sapo.pt/3431.html


De Anónimo a 11 de Julho de 2007 às 18:26
acho que agora vou conseguir. muito obrigada.
Carine


De Alexandra a 2 de Agosto de 2007 às 15:18
Prezada Sylvia,
Gostaria de dizer que tambem não estou conseguindo vizualizar por nenhuma das duas opções o ponto de arraiolos. Da ultima vez que estive em Portugal, comecei a bordar uma pequena almofada, minha prima é que me ensinou, na epoca até fazia, apesar de não ter aprendido totalmente, comprei tambem o livro da serranofil, por fim estou com vontate de novamente pegar naquela almofada que não está terminada, a pergunta é se o video proporciona menos dificuldade de aprendizado do que o manual, pois meu irmao está com viagem marcada para setembro para Portugal e assim poderei pedir a ele que traga para mim. Obrigada pela atenção e aguardo uma resposta sua.


De Sylvinha a 2 de Agosto de 2007 às 18:05
Lastimo que não esteja sendo possível a visualização das imagens deste artigo, nem mesmo através do download do arquivo compactado.

Na realidade, NÃO É OBJETIVO DESTE BLOG ensinar o ponto de arraiolos. Isso pode ser feito em qualquer bom bazar nas grandes capitais brasileiras, ou nas cámaras municipais ou juntas de freguesia portuguesas. O livro da Serranofil é fraco no desenho dos esquemas. Será sempre mais interessante comprar o vídeo ou dvd, ou da Serranofil ou da Rosarios4 que poderão ser comprados online:
- http://www.serranofil.pt/page33.html
- http://www.rosarios4.com/loja.html
Eu aprendi com o vídeo da Serranofil, e estou bordando meu 3º tapete. Sempre assisto a parte do ponto de canto, porque esse é complicado, hehe...

Abraços e boa sorte!


De Alexandra a 2 de Agosto de 2007 às 19:06
Agradeço a rapidez da resposta, só por curiosidade vc mora no Alentejo? Ano que vem se tudo der certo vou a Portugal visitar a parentada, até lá espero que consiga bordar. Grata


De Sylvinha a 3 de Agosto de 2007 às 08:29
Meu marido nasceu no Redondo e minhas duas cunhadas sabem bordar arraiolos. Mas casa de ferreiro espeto de pau. Aprendi mesmo foi a bordar pelo video :-))
Estando a visitar seus parentes, não deixe de ir a Arraiolos. Ali sempre haverá alguém disposto a tirar alguma dúvida, ou se não, valerá o passeio.


De Alexandra a 3 de Agosto de 2007 às 12:51
Da ultima vez que fui a Portugal conheci Arraiolos, mas foi na casa de outra prima que mora em Pero Guarda no Alentejo é que visitei uma senhorinha que tinha em sua casa um atelier onde se juntavam as senhoras do vilarejo e faziam tapetes, e ela sim deu umas dicas sobre como bordar.


De Alexandra a 2 de Agosto de 2007 às 19:38
Ora pois, fuçando no seu blog descobri que vc é brasileira......, mas já fala como portuguesa. Pois a minha historia já é outra, nasci em Moçambique na epoca que era colonia e depois da independencia vim morar no Brasil, hj já tenho a nacionalidade brasileira, mas tenho familia espalhada por Portugal.


De Sylvinha a 3 de Agosto de 2007 às 08:31
que querida


De Alexandra a 8 de Agosto de 2007 às 13:32
Prezada Sylvia,
Se pudesse gostaria que me respondesse uma duvida do ponto. Quando se borda devo me precocupar para que os pontos fiquem sempre na mesma posição numa mesma linha, ou simplesmente devo manter a agulha para cima e para baixo, pois como ex: no pto. cruz sempre deve-se manter o mesmo movimento: da esquerda para a direita, não sei se fui clara.

grata


De Sylvinha a 8 de Agosto de 2007 às 16:28
Nada claro, Alexandra :-)
Consulte seu livrinho enquanto vc aguarda a compra do seu vídeo ou DVD com a explicação o ponto, ok?
beijocas!


Comentar post