Quinta-feira, 10 de Novembro de 2005
Tenho freqüentado algumas comunidades sobre tapeçaria no Orkut. Fico doida quando alguém escreve que "borda arraiôlo". Meus pêlos ficam eriçados, me caem os dentes, fico azul... Num dia desses não me contive e postei:
Gente, por favor, não é "arraiôlo". 
É Arraiolos, com "S" no final, e se diz "arraIÓlos".
(com o "Ó" bem aberto como em olhos, ovos)
Arraiolos é uma cidade em Portugal, próxima a Lisboa e mais perto ainda de Évora, no Alentejo. Tem um castelo magnífico ali além de inúmeros ateliers de bordado. Sempre há feiras de tapetes. A última foi entre 28out e 6nov, na 8ª Mostra Gastronômica.
Câmara Municipal de Arraiolos
Arraiolos (infos turísticas)
Adoro bordar Arraiolos!
|
Se não bastasse, no dia seguinte continuei:
Porque o ponto se chama Arraiólos?
(...) "As investigações apontam que a verdadeira origem dos primeiros tapetes de Arraiólos montam aos princípios daquele século [séc. XVI] quando, com a expulsão de Lisboa de mouros e judeus por D. Manuel I, ao seguirem viagem, a caminho do Norte de África, várias famílias se terão fixado em Arraiólos por aí terem encontrado bom acolhimento, abundância de rebanhos de boa lã e diversidade de plantas indispensáveis ao tingimento e fabrico de telas, dedicando-se assim à manufactura de tapeçarias empregando a técnica do ponto cruzado oblíquo que passou a denominar-se de Arraiólos." (...)
Em "Um dia na vida... de uma tapeteira" Correio da Manhã 2003-10-12 - 00:00:00 |
Portanto, querida, nunca mais diga "arraiôlo", combinado?? Senão viro bicho!
|
De Anónimo a 14 de Novembro de 2005 às 18:52
Permitir-me-ás tu dizer: Gostei muito?!?
Gostei mesmo muito! Não posso negar que o interesse pelos blogs passa fundamentalmente pela problemática do tempo, mas com ou sem tempo (porque as circunstancias em que as coisas surgem não lhes tiram realidade), confesso que me deixei fascinar!!! Deparei-me com este blog enquanto procurava um tapete para a minha casa e fui clikando de link em link, a ler um pedaço de texto em cada post!
Transpiras optimismo e carisma e escreves muito bem!
Parabéns!
Ana Filipa Portugal
Filipa
(http://spaces.msn.com/members/anafilipaportugal/)
(mailto:afportug@fe.up.pt)
Comentar: