Quinta-feira, 10 de Novembro de 2005
Tenho freqüentado algumas comunidades sobre tapeçaria no Orkut. Fico doida quando alguém escreve que "borda arraiôlo". Meus pêlos ficam eriçados, me caem os dentes, fico azul... Num dia desses não me contive e postei:
Gente, por favor, não é "arraiôlo". 
É Arraiolos, com "S" no final, e se diz "arraIÓlos".
(com o "Ó" bem aberto como em olhos, ovos)
Arraiolos é uma cidade em Portugal, próxima a Lisboa e mais perto ainda de Évora, no Alentejo. Tem um castelo magnífico ali além de inúmeros ateliers de bordado. Sempre há feiras de tapetes. A última foi entre 28out e 6nov, na 8ª Mostra Gastronômica.
Câmara Municipal de Arraiolos
Arraiolos (infos turísticas)
Adoro bordar Arraiolos!
|
Se não bastasse, no dia seguinte continuei:
Porque o ponto se chama Arraiólos?
(...) "As investigações apontam que a verdadeira origem dos primeiros tapetes de Arraiólos montam aos princípios daquele século [séc. XVI] quando, com a expulsão de Lisboa de mouros e judeus por D. Manuel I, ao seguirem viagem, a caminho do Norte de África, várias famílias se terão fixado em Arraiólos por aí terem encontrado bom acolhimento, abundância de rebanhos de boa lã e diversidade de plantas indispensáveis ao tingimento e fabrico de telas, dedicando-se assim à manufactura de tapeçarias empregando a técnica do ponto cruzado oblíquo que passou a denominar-se de Arraiólos." (...)
Em "Um dia na vida... de uma tapeteira" Correio da Manhã 2003-10-12 - 00:00:00 |
Portanto, querida, nunca mais diga "arraiôlo", combinado?? Senão viro bicho!
|
De Anónimo a 28 de Novembro de 2005 às 23:06
Estava pesquisando na internet sobre Arraiolos, pois vi uma mulher esses dias explicando mais ou menos como se faz um tapete e achei lindo o trabalho... porém já estava completo e ela não explicou tudo. Foi então q achei teu site e fiquei maravilhada com os teus trabalhos.
Então pensei se eu poderia abusar um pouco e pedir se poderias me explicar como fazer os pontos de borda? É que fiquei empolgadíssima para aprender e ninguém q conheço sabe como se faz.
Bom, acho q não custava perguntar... de qualquer forma, obrigada pela paciência de ler um pedido assim, talvez muito do atrevido, afinal de contas deve sair bem caro aprender um trabalho desses. Beijos e que teus trabalhos continuem tão bonitos quanto os que você colocou no blog.Maria EloÃsa
</a>
(mailto:irresolute17@yahoo.com.br)
Comentar: