Recentes

Qual destes tapetes vc es...

Mostra de tapetes de 01/0...

Chiquinha e o tapete dour...

Fotos da Mostra!

Mostra de Tapetes

Ponto de Arraiolos

Briga boa

Ponto de Arraiolos

Stand by

"Bordo arraiôlo" - Aaaaai...

Arquivos

Novembro 2008

Maio 2007

Setembro 2006

Junho 2006

Maio 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

blogs SAPO

subscrever feeds

Quinta-feira, 20 de Novembro de 2008

Qual destes tapetes vc escolhe para o lavabo da minha tia?

Esta é uma montagem de fotos do lavabo do apto da minha tia.


Ela me pediu que lhe bordasse um pequeno arraiolos no tamanho 90 x 60 cm para substituir um tapete que lá está.
Baseada nos gráficos de algumas revistas portuguesas fiz várias reduções e trocas de cores e acabei por sugerir a ela estes 4 desenhos:
Califa Clássico Sto. António Turco
Minha tia ainda não conseguiu escolher. Não sei se ela não gostou de nenhum, ou se de todos. Até o momento não sei qual é o seu predileto. Já tenho a juta comprada, estou louca para começar a bordar, afinal o frio já chegou. Ajude-nos a escolher qual combina melhor com o estilo do seu lavabo, qual devo bordar para ela. Se quiser pode deixar um comentário para complementar sua opinião. Obrigada!

publicado por Sylvinha às 12:00

link do post | comentar | favorito

27 comentários:
De Antonio Ferraz a 10 de Dezembro de 2008 às 02:17
Boa Noite!

Penso que o tapete clássico, nestes tons suaves e claros irá se destacar no banheiro de sua tia.

Antonio Ferraz - Brasil


De Daniela a 10 de Dezembro de 2008 às 17:20
olá
adorei o tapete do califa
sera q vc poderia m enviar o grafico?
bjs


De Sylvinha a 12 de Dezembro de 2008 às 13:35
SALVE VC MESMA SEU GRÁFICO

Não preciso enviar o gráfico. A imagem já é o próprio gráfico.

Clique sobre ela com o botão direito do mouse, clique em COPIAR no menu que apareceu.

Agora abra o Paint do Windows (Iniciar/ Todos os programas/ Acessórios/ Paint) e cole ali. Salve a imagem na pasta que preferir. O segredo é clicar na LENTE (no menu do programa) e em 8x. Se der um Ctrl + M aparecem os quadradinhos. Cada pixel é um ponto.

Daí é só imprimir e pronto


De Tereza a 12 de Dezembro de 2008 às 14:37
Eu tb não consigo me decidir. Votei em todos. Olha, Silvinha, borda todos e presenteia tua tia. Ela há de adorar poder variar no lavabo. Um grande beijinho pra ti.


De Lecca a 13 de Dezembro de 2008 às 01:40
Oi, amei os tapetes, mas o último eu amei,
Um bom fim de semana para você e sua familia, :D.


De maria cural a 2 de Janeiro de 2009 às 23:37
minha srª passei pelo seu blog e fiquei chocada!!
como pode dizer que faz tapetes de arraiolos se utiliza tela marcada ´! só são tapetes de Arraiolos porque utiliza um ponto tipo Arraiolos ?!!
quanto a votação digo-lhe só ,que uma das características do tapete Santo António são os coelhos , o que o seu não tem ! quando for ao tapete está na Rua Observe bem ! faça uma consulta ao livro "história e técnica dos tapetes de Arraiolos " de F. Baptista de Oliveira e depois tente fazer um tapete . o que faz é um "subtapete "de muito má qualidade. Respeite as Artesãs que para além de fazerem do tapete um modo de vida fazem dele um acto de Amor


De Regina Santos Moura a 23 de Janeiro de 2009 às 10:32
Eu uso tela marcada até hoje. Já bordei mais de 20, tanto das revistas como desenhados por mim. Assim, quem ganha um tapete bordado por mim, tem a certeza de que não veio da China nem foi comprado numa grande superfície. Esses sim são "sub-tapetes". Além do mais, só há da tela marcada na retrosaria do lugar onde vivo que é muito pequenino. Não sei porque tanto preconceito se é até melhor (e mais cara) que a normal.


De Anónimo a 13 de Abril de 2009 às 16:33
Não se usa tela marcada. Isso é coisa de lavores e hobbies! Os verdadeiros tapetes fazem-se olhando o desenho, contando os fios da tela, armando o desenho, matizando e enchendo. Essas as fases de trabalho. Seja humilde e aprenda. Os seus tapetes serâo sempre falsos se usar desenhos maus e que deturpam os tradicionais. Se usar a técnica, sim, o seu tapete será um arraiolos, fora isso, é coisa de amador.


De Alexandra a 1 de Junho de 2009 às 19:03
Olá Sylvinha

Primeiramente gostaria de dizer que o video da Serranofil foi de grande valia. Já estou quase terminando o meu tapete e me preparando para a compra do proximo.
Quanto a "ser mais artesã ou menos", creio que a Sra. Maria Cural deveria tambem tosar as ovelhas para fiar sua propria lã e tecer a juta tambem.
A arte como um todo está para ter o seu significado na vida de cada pessoa.
Saudações palmeirenses!


De mejor ruleta del mundo a 12 de Fevereiro de 2009 às 21:50
A mi me encanta el Turco, pero el Califa es más moderno. Y eso de ponerse un tapete de arrayolos en el baño... casi herético! jeje :)


De Sylvinha a 17 de Março de 2009 às 11:11
Mira que es un baño tan solo para las visitas. Es muy elegante el sitio. No es asi tanta heresia. Habia alli tambien un espejo magnifico con el reborde en oro. :-)


De Carla Rodrigues Moreira a 14 de Março de 2009 às 17:24
Eu gostava de saber em qual revista eu encontrava esses tapetes que inspiraram-te. Obrigada. Carlotinha de Braga, Portugal.


De Sylvinha a 17 de Março de 2009 às 12:02
Olá, Carlotinha, com muito gosto!

O Califa está na "Faça você mesma o seu Tapetes Arraiolos" número 36, com duas versões de cores. Afortunadamente vc pode ver uma imagem dele na página da Serranofil e até comprar o kit (revista, juta e lãs) em http://www.serranofil.pt/product3317.html

O Santo António encontra-se tb nessa mesma revista com todos os coelhinhos, afinal os desenhos originais medem 1,30 x 0,65 ou 1,45 x 0,75, em castanho ou azul. Na minha versão resumida de 0,90 x 0,60 temos que imaginar os coelhinhos escondidos atrás dos folhos, não é mesmo? O kit dele tb está disponível na Serranofil: http://www.serranofil.pt/product3319.html

O Clássico aparece na "Faça você mesma o seu Tapetes Arraiolos" número 33, com variação nas cores tb. É uma pena que não exista kit disponível na Serranofil para vc ver a imagem original dele, que é bem diferente de como ficou este reduzido que fiz e que cerca de 40% das pessoas escolheram.

Finalmente o Turco. Ele apareceu na revista "Clássicos de Arraiolos" número 43. A Serranofil disponibiliza o kit em http://www.serranofil.pt/product3290.html.

Espero tê-la ajudado.


De Sylvinha a 17 de Março de 2009 às 12:23
Ainda sobre o Clássico, Carlotinha.

Você poderá vê-lo se fizer o download do "Imagens dos Principais Tapetes" em http://www.serranofil.pt/product3193.html . Uma pequena imagem do Clássico aparece na página 10, à esquerda, na linha central.

Essa pequena coletânea de imagens é um TESOURO!
Quem puder comprar o "Anuário", http://www.serranofil.pt/product1.html, melhor ainda, porque é bem mais completo.


De Victoria Reis a 30 de Março de 2009 às 13:33
Teu Clássico é muito mais bonito que os originais. Tenho essa revista e posso afirmar. Parabéns pelo teu trabalho. Espero que o tapete fique complemente bem o lavabo de tua tia.


De Claudia a 20 de Março de 2009 às 21:16
Olá eu adoro Arraiolos mas sou ainda uma novata :)

Beijos


De Anónimo a 13 de Abril de 2009 às 16:27
Esse desenho "Santo António" não é autêntico.......


De Sylvinha a 19 de Abril de 2009 às 10:53
O desenho autêntico do tapete Santo Antonio o "Anonimo" poderá encontrar na revista que indico numa resposta anterior. Os meus desenhos SÃO REDUÇÕES BASEADAS NESSES ORIGINAIS para a medida 60 x 90 cm, especialmente para o lavabo da minha tia. Explicado?
Era só ler o artigo.......... e não apenas ver imagens.


De Manuel Ludovico a 23 de Maio de 2009 às 18:23
Cara Sylvinha, aqui esta o chato outra vez.
Ainda sabes quem eu sou? e que faz tempo que eu não entrava no teu saite.
Eu cá escolheria o tapete clássico, pois e o que se enquadra melhor na decoração da casa de banho.
Também gostaria de te informar que o mostra de tapetes que se denomina de " o Tapete esta na rua " ira decorrer nesta localidades de 5 a 14 de Junho, e que espera-mos a sua visita assim como de todo o resto do mundo.

Tudo de bom para ti, e mais uma vez parabéns pelo teu lindo saite.


Comentar post