Recentes

Qual destes tapetes vc es...

Mostra de tapetes de 01/0...

Chiquinha e o tapete dour...

Fotos da Mostra!

Mostra de Tapetes

Ponto de Arraiolos

Briga boa

Ponto de Arraiolos

Stand by

"Bordo arraiôlo" - Aaaaai...

Arquivos

Novembro 2008

Maio 2007

Setembro 2006

Junho 2006

Maio 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

blogs SAPO

subscrever feeds

Terça-feira, 10 de Janeiro de 2006

Briga boa







Detalhe do jornal de ofertas do hipermercado Jumbo,

com validade de 19 a 31 de julho, página 6.

Clique na imagem para ampliar





Uma outra briga boa para se entrar era a contra os tapetes chineses.



Fico doente, me caem os dentes, fico azul quando vejo nos hipermercados de Portugal os tapetinhos arraiolos a preço de banana. Vendem como "ponto fino", não têm a ousadia de chamar de "arraiolos".



Mas o que eles custam prontos mal paga o que eu gasto em lã para bordar um. Uma bordadeira profissional mal e mal ganha um salário mínimo (+-360 euros) para bordar 8 horas por dia. São necessários 15 dias para que apenas 1m² seja bordado... Um metro quadrado bordado em Portugal custa em média 200 euros; um tapetinho chinês custa no hipermercado, prontinho, com franja e tudo, apenas 38 euros.



Como é que os próprios empresários portugueses compram esses tapetes chineses para vender aqui?

É como se Cuba importasse charutos feitos na Bahia para vender nas tabacarias de Havana.

Ou que a França comprasse vinho espumante do Rio Grande do Sul para vender nos bistrôs de Paris...

Ou seja, um absurdo!!!














publicado por Sylvinha às 23:59

link do post | comentar | favorito

7 comentários:
De Anónimo a 23 de Janeiro de 2006 às 23:47
A culpa é de quem compra gato por lebre mesmo sabendo que de Arraiolos esses tapetes não têm nada bjsMaria Papoila
(http://panquecas2.blogspot.com)
(mailto:mariaapapoila@hotmail.com)


De Anónimo a 18 de Janeiro de 2006 às 14:25
Parabéns pelo blog e pelo gosto em bordar. Há mais de 35 anos que bordo a ponto cruz mas a semana passada comecei o curso de Arraiolos na Serranofil em Lisboa. Estou a adorar. Hoej marquei o meu tape e comecei mas ... cheguei ao canto e já não sou capaz. Amanhã na 2ª aula vou aprender de novo e fazer os meus cantos bem feitinhos. Os teus tapetes estão lindos. Coloquei o meu blog em Haitus por uns tempos mas mesmo assim fica o convite para passares por lá. Eu prometo voltar e já te linkei.grilinha
(http://grilinha.blogs.sapo.pt)
(mailto:grilinha@gmail.com)


De Anónimo a 10 de Janeiro de 2006 às 10:32
Ola estive a ver o teu blog e esta interessantissimo e de facto este "megócio" da china agora foi mesmo para acabar com o pouco que ainda havia neste país (se lhe podemos chamar de país). Tb ja fiz arraiolos mas honestamente nao tenho jeito queria aproveitar pa lhe perguntar visto ter desenhos tao lindos em tapetes se nao tem amostras digitalizadas para ponto cruz e ja agora se me for possivel saber gostaria de saber de onde é pk caso seja de perto farei uma visita e provavelmente uma futura compra :) Brigada e bom trabalhoXana
</a>
(mailto:MonicaMF@sapo.pt)


De CM a 11 de Setembro de 2008 às 00:46
boa noite...
Gostava de saber aprender tapetes de arraiolos...
é muito dificil?
Eu sei fazer ponto de curznão é a mesma coisa pois não?

Ajude-me se poder

Célia


De barbara a 6 de Junho de 2009 às 19:08
oi silvinha, boa tarde
meu nome é barbara e eu moro na comunidade
da rocinha no rio de janeiro, curto muito artesanatos, ja tenho alguns cursos , e gostaria de saber de vc. ,onde posso fazer o curso de arraiolos.
Ja tentei , mas ñ consegui pegar os pontos pelo vídeo.
Vc. pode me ajudar ?
desde ja fico-lhe muito grata.
obrigada

obs;seu trabalho aqui é muito bonito!


De barbara a 6 de Junho de 2009 às 19:12
desculpe, esqueci de por a data e hora .
Agora são exatamente ....
15.11 - do dia 06 de junho de 2009
rio de janeiro- brasil


De Isabel a 28 de Fevereiro de 2010 às 02:59
Realemente é uma "concorrencia" mais que desleal, os chineses estão fazendo patchwork tb... um lixo!!!
Mas não concordo com sua comparação... os produtos brasileiros citados, claro que não são tão glamurosos qto os da comparação, mas não são de forma alguma feitos com produtos de má qualidade ou por mão de obra gratuíta. Eu tomo os vinhos do Rio Grande do Sul, mas jamais compraria um tapete da china... bj


Comentar post